Atenção redobrada à documentação na compra de Imóvel usado


Imóvel usado exige atenção à documentação
Os principais cuidados na compra de um imóvel usado recaem sobre a análise da documentação.
"É fundamental examiná-la, pois poderá haver penhoras ou leilões judiciais", explica o advogado Ricardo Longo.
Segundo Edila Moquedace, do Procon, a documentação deve ser solicitada pelo comprador ao proprietário, que poderá obtê-la em cartórios, na prefeitura e em fóruns.
O dono do imóvel deverá fornecer a certidão vintenária com negativa de ônus atualizada (ela apresenta o histórico do bem nos últimos 20 anos) e as certidões negativas de protestos e de débitos (também do cônjuge ou companheiro, quando for o caso), além da certidão de débitos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Já a certidão de quitação do condomínio pode ser obtida com o síndico do empreendimento.
Também é possível contratar um advogado, que se encarrega de reunir os documentos. O valor mínimo cobrado é de 2% do valor do imóvel, segundo a tabela da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Segundo Longo, no caso de haver financiamento bancário, a própria instituição financeira se encarrega da pesquisa.
 

Fonte: Folha de São Paulo

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