Decoração com plantas: couve ornamental

Decoração com plantas: couve ornamental

Muitas pessoas desconhecem que as couves também podem ser bonitas plantas para usar na decoração da casa. Na realidade, estas plantas que nascem em hortas conferem grande beleza a qualquer espaço, graças às suas bonitas cores. No inverno são ainda mais bonitas, uma vez que o frio intensifica os seus coloridos tons.
Também conhecida como reponho-ornamental, esta planta com flor híbrida produz flores vermelhas, rosa e brancas nas épocas mais frias do ano, podendo sobreviver e desenvolver-se em problemas até nos climas com as mais baixas temperaturas.
É uma planta perfeita para terraços e jardins, pois aguenta muito bem as geadas. O gelo, aliás, faz com que as suas cores se intensifiquem. Pode também ser mantida no interior da casa ou apartamento, no entanto, deve estar num local afastado de fontes de calor.

Origem e características

O seu nome científico é Brassica Oleracea e pertence à família das Cruciferae. Admite-se que o antepassado das brassicas tenha tido origem nas zonas costeiras da Europa e Mediterrâneo, tendo o processo de selecção que deu origem às couves repolho ocorrido nas regiões do Norte da Europa.
A sua floração inicia-se no período do outono, embora apenas revele toda a sua beleza nos períodos mais frios do inverno.
Dependendo do solo em que forem plantadas, as couves ornamentais podem chegar aos 30 cm de altura e de diâmetro. As folhas são grandes, arredondadas, cerosas, franjadas, com margens crespas, sendo que as mais externas são de cor verde-azulada e as do centro podem ser brancas, róseas ou roxas.
A época de cultivo ideal ocorre na primavera. As couves ornamentais adaptam-se a diferentes tipos de solos, preferindo os de textura leve, soltos e bem drenados. O cultivo destas plantas deve ser feito à maior profundidade possível, tendo o cuidado para deixar bastante espaço entre as diferentes plantas, para que cresçam à vontade.

Cuidados essenciais

Como acontece com outro tipo de plantas, também a couve ornamental necessita de alguns cuidados essenciais para se desenvolver nas melhores condições e para manter também a sua beleza por mais tempo.
  • couve ornamental desenvolve-se melhor quando permanece em locais com bastante luz, embora também possam aguentar-se quando cultivadas em locais com sombra.
  • Como já referimos anteriormente, as couves ornamentais resistem bem a temperaturas bastante baixas. O seu pico de beleza ocorre nos dias mais frios de Inverno, resistindo muito bem até a geadas.
  • Em relação à sua rega, estas plantas devem ser regadas frequentemente. Para que cresçam de forma saudável deve evitar-se que o solo seque completamente.
  • A adubação deve ser feita através da aplicação de um bom fertilizante um mês após o seu cultivo. Contudo, as couves ornamentais não são propriamente plantas muito exigentes em relação ao adubo, pelo que pode-se incorporar logo no solo adubo orgânico bem composto antes da plantação.
Fonte: decoracaodeapartamentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pronto para Morar - Reserva Mayor em Guarulhos

Mais de 30% dos brasileiros estão mais à vontade para comprar casa ou carro

Imóveis são construídos pensando no bemestar dos mais velhos.